Interdisciplinaridade na ESAC: Economia e Informática unem conhecimentos

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Interdisciplinaridade na ESAC: Economia e Informática unem conhecimentos

Cursos Envolvidos:

  • Cursos Profissionais de Gestão e de Vendas (Turmas M e L – 10º ano)
  • Curso Profissional de Informática e Programação (Turma E1 – 10º I)

Professores Responsáveis:

  • Benjamim Ventura
  • Isabel Carrilho

No âmbito da interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento, os alunos de Economia dos Cursos Profissionais de Gestão e de Vendas apresentaram um problema económico aos alunos do Curso Profissional de Informática e Programação da turma E1 (10º I).

O desafio estava relacionado com a Lei de Engel, que descreve a relação entre o rendimento das famílias e a distribuição das suas despesas.

A atividade envolveu a partilha de conhecimentos entre os alunos das duas áreas, promovendo a cooperação e a aplicação prática dos conceitos teóricos.

Os alunos de Economia forneceram as bases teóricas e os dados necessários sobre a Lei de Engel. Com estas informações, os alunos do Curso de Informática e Programação desenvolveram uma aplicação informática capaz de calcular e comparar o peso do orçamento por classe de despesas entre famílias com diferentes níveis de rendimento.

O trabalho foi realizado em grupo, o que permitiu uma troca enriquecedora de conhecimentos e uma abordagem prática à resolução do problema.

Como resultado da atividade, os alunos de Informática desenvolveram uma aplicação funcional que automatiza o cálculo da Lei de Engel. Esta ferramenta permite uma análise rápida e eficiente dos dados económicos, auxiliando na compreensão da distribuição dos rendimentos e despesas familiares.

Abaixo, apresentamos uma imagem da aplicação com os resultados obtidos:

Com a realização deste projeto, ficou evidente que as diferentes áreas de estudo estão interligadas, permitindo aplicar conhecimentos de Economia e Informática para resolver problemas reais.

A utilização da tecnologia na análise e interpretação de dados económicos demonstrou a relevância da complementaridade entre ciências distintas, proporcionando aos alunos uma experiência prática e enriquecedora.

Este projeto foi dinamizado e orientado pelos professores Benjamim Ventura e Isabel Carrilho.