Educação Inclusiva

Agrupamento

Educação Inclusiva

AGRUPAMENTO

Educação Inclusiva

A Educação Especial, sendo um serviço especializado do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, tem como objetivo promover a existência de condições que assegurem a plena integração educativa e social, a autonomia, a estabilidade emocional e uma adequada preparação para a transição da escola para a vida ativa, dos alunos com necessidades educativas de carácter permanente, devendo conjugar a sua atividade com as estruturas de orientação educativa, assim como com os restantes serviços de apoio educativo.

O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.

Este Decreto-lei, assim como os normativos relativos ao currículo do ensino básico e secundário e ao Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, constitui-se, simultaneamente, como impulsionador e como suporte à implementação de mudanças a nível organizacional, bem como do próprio processo educativo.  

Somos todos iguais nas nossas diferenças

EMAEI - Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) constitui-se como um dos recursos organizacionais diferenciadores do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, com uma visão transversal a todos os ciclos de ensino e com o apoio e gestão participada de todos os intervenientes no processo educativo.

Equipa:

A Equipa é constituída por:

  1. Um elemento da Direção: 
  2. Coordenadora da Equipa Multidisciplinar:
  3. Coordenador do 1º Ciclo do Ensino Básico: 
  4. Docente do 3º Ciclo do Ensino Básico: 
  5. Delegada da Educação Especial:
  6. O Psicólogo Coordenador do Agrupamento:

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CAA - Centro de Apoio à Aprendizagem

O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita insere-se no quadro de autonomia das Escolas e, enquanto resposta organizativa de apoio à inclusão, estando incluída  nos documentos estratégicos que definem a política visão de uma escola inclusiva.   

Este centro procura encontrar formas de lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa.

Organização:

O CAA está estruturado de forma a dar suporte aos docentes responsáveis pelos grupos/turmas, no Centro promove-se o trabalho colaborativo que pode compreender a planificação conjunta de atividades, a definição de estratégias e materiais adequados, a colaboração na definição das adaptações curriculares significativas..

Insere-se num contexto de respostas educativas disponibilizadas pelo agrupamento e organiza-se segundo dois eixos:

  1. Suporte aos docentes responsáveis pelos grupos ou turmas
  2. Complementaridade, com caráter subsidiário, ao trabalho desenvolvido em sala de aula ou noutros contextos educativos.
Objetivos:
  1. Apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/ turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;
  2. Promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pós-escolar;
  3. Promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma.

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Maria Helena Figueiredo

maria.figueiredo@aeaugustocabrita.edu.pt

É um espaço dinâmico, plural e agregador dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências existentes nas escolas que colabora com os demais serviços e estruturas existentes, assim como com outras instituições da comunidade.

O Centro de Apoio à aprendizagem tem espaços definidos em cada escola/Jardim de Infância de acordo com as necessidades e o espaço físico existente. Temos no Agrupamento duas Salas Especializadas, uma no primeiro ciclo na Escola Básica nº8.

E outra no segundo ciclo, na Escola Padre Abílio Mendes

UAEM - Unidades de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita

A publicação do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, no seu artigo 26.º “Unidades Especializadas de Apoio para a Educação de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita” veio possibilitar ao Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita de Escola “uma resposta educativa especializada” (DR, I Série - N.º 4 (07-01-2008), p.162), de forma a dar a resposta adequada às necessidades de cada criança.

 

Objetivos da UAEM:

a) Promover a participação dos alunos com multideficiência e surdocegueira nas actividades curriculares e de enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem;
b) Aplicar metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares visando o desenvolvimento e a integração social e escolar dos alunos;
c) Assegurar a criação de ambientes estruturados, securizantes e significativos para os alunos;
d) Proceder às adequações curriculares necessárias;
e) Adoptar opções educativas flexíveis, de carácter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem do aluno e o regular envolvimento e participação da família;
f) Assegurar os apoios específicos ao nível das terapias, da psicologia e da orientação e mobilidade aos alunos que deles possam necessitar;
g) Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar.