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Outubro 24, 2022 2024-08-07 11:29SPO
Serviços
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Serviço de Psicologia e Orientação
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada dirigida a toda a comunidade educativa: discente, docente, não docente, pais e encarregados de educação.
Dispõe de uma equipa técnica própria constituída por três psicólogos e uma terapeuta da fala, distribuídos por território educativo do agrupamento, com atribuições funcionais nos domínios:
- Orientação Escolar e Profissional / Orientação da Carreira;
- Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Escolar;
- Apoio Psicológico e Psicopedagógico a alunos e diversos agentes educativos.
Os profissionais que integram estes serviços definem a sua dinâmica de acordo com um plano de ação/missão técnica enquadrada nos referenciais legais e técnico-científicos dos psicólogos escolares, e que se traduz num plano anual próprio que, para todos os efeitos, se integra no plano anual de atividades do agrupamento.
Ao exercício das funções de psicólogo escolar aplica-se o código deontológico da prática da psicologia da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), publicado na 2ª Série do Diário da República a 20 de Abril de 2011, Regulamento Nº 258/2011.
Equipa
Joana Santos
[Coordenadora]
Psicóloga
Ana Rita Rendas
Psicóloga
Tânia Medeiro
Terapeuta da Fala
Cláudia Carvalho
Psicóloga Junior
Funções do Serviço de Psicologia e Orientação
Ao exercício das funções de psicólogo aplica-se o código deontológico da prática da psicologia da Ordem dos Psicólogos Portugueses, publicado na 2ª Série do Diário da República a 20 de Abril de 2011, Regulamento Nº 258/2011.
O SPO do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita desenvolve as seguintes funções técnicas (por referência: ao Referencial técnico para os psicólogos escolares da DGE – 2016 e Decreto-Lei n.º 190/91 de 17 Maio).
Conjunto de atividades que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas
Apoio Psicológico e Psicopedagógico – Conjunto de atividades que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas.
Atividades:
- apoiar a implementação de intervenções alargadas com vista à promoção do desenvolvimento, do sucesso escolar, da saúde e bem-estar de todos os alunos;
- proceder à avaliação global de situações relacionadas com problemas de desenvolvimento, com dificuldades de aprendizagem, com dificuldades comportamentais e relacionais com competências e potencialidades específicas, através de processos de avaliação psicológica
- colaborar com professores e educadores, na identificação e análise das causas de insucesso escolar prestando aconselhamento em função da situação; colaborar na avaliação e intervenção multidisciplinar;
- colaborar nos processos de referenciação, avaliação e definição de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, ou noutras respostas educativas e propor em colaboração com os serviços competentes, medidas adequadas de resposta educativa.
Conjunto de atividades que capacitam os alunos a identificar as suas capacidades, competências e interesses, tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e gerir o seu percurso individual no ensino, trabalho e outras situações em que estas capacidades e competências podem ser adquiridas ou utilizadas.
Conjunto de atividades que capacitam os alunos a identificar as suas capacidades, competências e interesses, tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e gerir o seu percurso individual no ensino, trabalho e outras situações em que estas capacidades e competências podem ser adquiridas ou utilizadas.
Atividades:
- apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade;
- fomentar a autonomia na pesquisa de informação
- apoiar a aquisição de competências de gestão de carreira;
- realizar ações de informação sobre o sistema educativo e formativo e a oferta existente;
- colaborar na organização de atividades de aproximação ao mercado de trabalho;
- preparar as transições ao longo do percurso educativo e profissional e dinamizar ações de informação e sensibilização dos pais e encarregados de educação e da comunidade em geral, sobre aspetos inerentes a tomadas de decisão de carreira.
Conjunto de atividades que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas
Conjunto de atividades que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas (ler mais).
Atividades:
- colaborar com os órgãos de direção, administração e gestão da escola, através de elaboração de projetos, de ações de consultadoria, elaboração de documentos e pareceres;
- colaborar em ações destinadas a eliminar e prevenir as retenções e o abandono escolar, promover a saúde e o bem-estar;
- articular com outros serviços especializados, de modo a contribuir para o diagnóstico, avaliação e intervenção de crianças e jovens;
- colaborar em ações de formação e participar na realização de expectativas pedagógicas;
- colaborar com a comunidade e agentes educativos, na perspetiva do aconselhamento psicossocial, participação nos conselhos de turma e organização de ações de formação;
- colaborar na celebração de protocolos, com serviços, empresas e outros agentes da comunidade;
- articular com outros serviços e recursos da comunidade e desenvolver ações de informação e sensibilização dirigidas a pais e encarregados de educação e comunidade em geral sobre o desenvolvimento e aprendizagem.
Contactos:
Joana Santos
Função: Psicóloga / Coordenadora de Serviço
E-mail: joana.santos@aeaugustocabrita.edu.pt
Ana Rita Rendas
Função: Psicóloga
E-mail: rita.rendas@aeaugustocabrita.edu.pt
Cláudia Carvalho
Função: Psicóloga
E-mail: claudia.carvalho@
DISTINÇÃO
O Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita foi distinguido, pelas suas boas práticas de saúde psicológica e sucesso educativo, como Escola SaudávelMente, no biénio 2022-2024, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
DISTINÇÃO
A Escola Secundária Augusto Cabrita, Barreiro, integra a lista de estabelecimentos de ensino distinguidos com o galardão “Escola sem Bullying. Escola sem violência”.
A intervenção do SPO apoia-se em cinco vetores
Cognitivo
Desenvolvendo competências de resolução de problemas e de tomada de decisão
Emocional
Permitindo a identificação e expressão de sentimentos, o desenvolvimento da autorregulação e de estratégias de coping
Comportamental
Contribuindo para o desenvolvimento de competências comunicacionais, de interajuda e de negociação
Motivacional
Desenvolvendo expetativas de autoeficácia e de gestão pessoal, de valorização do esforço e da persistência
Contextual
Promovendo o envolvimento efetivo de todos os elementos da comunidade educativa. (Referencial técnico para os psicólogos escolares da DGE – 2016)
No contexto das atribuições definidas pelo Decreto-Lei 300/97 de 31 de outubro o Serviço de Psicologia e Orientação do agrupamento desenvolve a sua atuação a três níveis: o apoio psicopedagógico a alunos e professores, a orientação escolar e profissional e o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações na comunidade escolar.
O SPO promove o sucesso escolar dos alunos, identificando dificuldades e necessidades que estão na base de problemas de aprendizagem, explorando estilos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências para o estudo e fomentando o treino para o trabalho autónomo e a motivação para o estudo.
As ações desenvolvidas pelo SPO no âmbito da orientação escolar e profissional têm como objetivo apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões.
As atividades desenvolvidas destinam-se prioritariamente aos alunos de 9º ano e 12ºanos de escolaridade, no entanto, são também apoiados todos os alunos que independentemente do ano que frequentam, necessitam de apoio relativo às suas escolhas vocacionais. A orientação escolar poderá consistir em sessões orientadas para as turmas, mas também está aberta a todos os alunos que se dirijam ao serviço para um atendimento individual ou em pequeno grupo. Está ainda aberta a pedidos de encarregados de educação e professores para qualquer esclarecimento sobre estas questões.
Terapia da Fala
O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo cientifico das perturbações da comunicação humana, incluindo todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, assim como outras formas de comunicação não-verbal.
A intervenção é efetuada em bebés, crianças, jovens, adultos e idosos ao nível da comunicação, linguagem oral, linguagem escrita, articulação verbal, fluência, voz e motricidade orofacial.
O Agrupamento, dispõe de um terapeuta da fala, com as seguintes atribuições funcionais
- Atelier de consciência fonológica
- Avaliação em Terapia da Fala a alunos que irão transitar para o primeiro ciclo;
- Ações de sensibilização/formação (docentes e encarregados de educação.
O Terapeuta da Fala em contexto educativo pretende promover o respeito pelas diferenças individuais e garantir aos alunos que apresentam fragilidades pelas suas dificuldades do foro comunicativo, uma maior capacidade de participação na atividades académicas.
Contactos:
Tânia Medeiro
Função: Terapeuta da Fala
E-mail: tania.medeiro@aeaugustocabrita.edu.pt