PADDE 2022
Outubro 5, 2022 2022-12-11 17:17PADDE 2022
Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita
Desenvolvimento Digital das Escolas
Plano de Ação para a Transição Digital
Para fazer face à transformação digital em curso, as escolas deverão estabelecer como prioridade a integração das tecnologias digitais nas suas rotinas.
Para tal, a partir de uma reflexão interna, envolvendo os vários intervenientes, as escolas devem considerar diferentes dimensões e definir a sua própria estratégia global de desenvolvimento digital, contruindo e implementando o seu Plano de Ação de Desenvolvimento Digital, que deverá considerar 3 dimensões:
1º Pilar
Organizacional
Liderança; trabalho colaborativo; desenvolvimento profissional dos RH
2º Pilar
Pedagógico
Desenvolvimento curricular e avaliação; práticas pedagógicas; utilização de RE digitais
3º Pilar
Digital
Infraestrutura, equipamentos e acesso à Internet; plataformas digitais
Capacitação Digital dos docentes
O Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita (AEAC) procura capacitar e motivar os docentes para desenvolverem e melhorarem as suas competências digitais, permitindo-lhes recorrer, com confiança, às tecnologias digitais, colocando-as ao serviço de uma educação e formação de elevada qualidade.
O programa nacional, visa promover a formação na área do digital a todos os professores do ensino básico e secundário, adequada ao nível de proficiência dos docentes, contribuir para o seu desenvolvimento profissional e criar as condições para a integração transversal das tecnologias nas diferentes áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, visando a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens e a inovação e desenvolvimento do sistema educativo.
Noticias
Exposições do início do Ano Letivo de 2024/2025
Bibliotecas – Internacional da Paz
Bibliotecas – interculturalidade e trabalho colaborativo
Projeto de Robótica | 4º Ano
Contratação de Escola
Informação aos Enc. de Educação
PADDE - Plano de Ação
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg, e incidirá em áreas de intervenção da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Liderança, Colaboração e trabalho em rede, Infraestruturas e Equipamentos, Desenvolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens e Competências Digitais dos Alunos.
A elaboração deste Plano sustentou-se em 5 etapas:
- recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
- análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados obtidos;
- elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento;
- implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
- monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.
Materiais de apoio
Documentos
Documentos de suporte à capacitação digital docente:
Recursos e Ferramentas digitais
No âmbito do projeto de capacitação digital no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, procuramos reunir um conjunto de recursos e ferramentas digitais que possibilitam o suporte à atividade docente.
Este recurso teve como objetivo fomentar a utilização das novas tecnologias por parte do corpo docente como forma de estimular a construção do conhecimento e/ou consolidar aprendizagens, através de atividades criativas e estimulantes, reforçando a autonomia e a literacia digital. Irá possibilitar a gestão de recursos de acordo com a sua preferência e necessidade.
Foram criadas duas bases de trabalho nesse sentido, daí que, como forma de partilha e registo, dois padlets um de recursos e outro de ferramentas digitais. Muitas destas ferramentas foram utilizados na prática da ação de capacitação de docentes.
Considerando o leque de ofertas, a seleção de recursos e ferramentas digitais deve ser efetuado em função das funcionalidades.