Devolução dos Manuais Escolares

Capas noticias (32)
Direção

Devolução dos Manuais Escolares

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AUGUSTO CABRITA

De acordo com o Despacho n.º 6352/2020, de 16 de junho, é da responsabilidade dos Encarregados de Educação procederem à devolução dos manuais escolares gratuitos disponibilizados pela escola ou adquiridos com vouchers fornecidos pela plataforma MEGA.
Assim, alertam-se os Encarregados de Educação para o cumprimento dos procedimentos e dos prazos estipulados para a devolução dos manuais, destacando que a não entrega dos mesmos impedirá a atribuição de manuais gratuitos na plataforma para o próximo ano letivo, conforme o previsto no Despacho n.º 921/2019 de 24 de janeiro, com as alterações introduzidas pelo Despacho n.º 6352/2020, de 16 de junho.


PROCEDIMENTOS

  1. De acordo com as orientações em vigor, os manuais escolares a devolver
    devem:
    • Estar apagados, sem registos escritos ou de identificação;
    • Estar completos, no que diz respeito ao número de páginas e/ou fascículos/ cadernos;
    • Apresentar capa devidamente presa ao livro e ambos sem rasgões, escritos ou rabiscos que impeçam a leitura de todos os elementos informativos;
    • Apresentar-se sem sujidade, sem folhas rasgadas e/ou páginas riscadas a tinta e/ou sublinhadas a caneta ou marcador que impeçam ou dificultem a sua leitura integral.
  2. Os manuais devem vir acompanhados com a identificação do aluno, turma, lista dos manuais entregues e a avaliação dos mesmos;
  3. No ato da entrega dos manuais, cada encarregado de educação receberá um comprovativo dos manuais entregues.

SITUAÇÕES PARTICULARES

  1. Os alunos com provas finais ou exames nacionais deverão devolver os manuais das disciplinas sujeitas a exame após a afixação das pautas. Os manuais de disciplinas bienais/trienais sujeitas a exame poderão ser devolvidos no final do respetivo ciclo de estudos.
  2. Em caso de retenção, o aluno pode conservar na sua posse os manuais escolares relativos ao ciclo ou disciplinas em causa, até à respetiva conclusão.
  3. Caso haja lugar ao pagamento por mau estado de conservação, devem os encarregados de educação proceder ao pagamento nos Serviços Administrativos, sob pena de o aluno ficar impedido de receber manual gratuito.

CALENDARIZAÇÃO

Consultar