2º Meeting – Projeto Erasmus+ “Landscapes”
2º Meeting – Projeto Erasmus+ “Landscapes”
No âmbito do projeto Erasmus+ “Landscapes”, decorreu entre os dias 28 de abril e 3 de maio de 2025, o segundo encontro, desta vez na cidade de Salónica, na Grécia, com a Escola Vassiliadi como escola anfitriã. Fizeram parte deste encontro um grupo de professores e alunas do 10.º e 11.º anos do nosso agrupamento.
Este encontro proporcionou uma semana de intensa partilha cultural, educativa e artística, centrada no tema da fotografia como forma de observar, interpretar e representar paisagens naturais, urbanas e humanas.
Durante a mobilidade, os participantes envolveram-se em dois seminários temáticos sobre fotografia. A primeira parte, de caráter teórico, decorreu no inspirador Lago Kerkini, onde foram abordados conceitos fundamentais como composição fotográfica, enquadramento, luz e perspetiva.A segunda parte teve lugar na Escola de Aristóteles. As atividades práticas incluíram saídas fotográficas ao Lago Kerkini, à aldeia tradicional de Arkochori e à cidade de Salónica, onde os participantes exploraram diferentes ambientes, temáticas e estilos visuais. Estas experiências permitiram desenvolver não só competências técnicas, mas também um olhar mais atento e crítico sobre o espaço envolvente.

Um dos aspetos mais enriquecedores desta mobilidade foi o alojamento das alunas portuguesas em casas de colegas gregas. Esta experiência proporcionou uma vivência em contexto real do quotidiano grego, favorecendo a prática da língua inglesa em contextos reais e reforçando competências como a autonomia, a empatia e o respeito pelas diferenças culturais. As relações de amizade criadas entre as alunas e as famílias de acolhimento foram um dos pontos altos desta semana.

Agradecemos à Escola Vassiliadi pela excelente organização, bem como a todos os participantes pelo empenho, criatividade e espírito de colaboração demonstrados ao longo desta mobilidade.
O projeto “Landscapes” prossegue com novos encontros e desafios, continuando a inspirar alunos e professores a ver, pensar e transformar o mundo que os rodeia.