Prémio Internacional Marco e Alberto Ippolito

foto1
Erasmus+

Prémio Internacional Marco e Alberto Ippolito

Um grupo de professores e alunas, do 11.º e 12.º ano, do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita deslocou-se à cidade de Reggio Calábria, em Itália, entre os dias 21 e 25 de maio, no âmbito da XXIII Edição do Prémio Internacional Marco e Alberto Ippolito, organizado pela FINISM – Federação Nacional de professores Italiana.

Pretende-se com este prémio estreitar os laços entre os diferentes jovens europeus e promover o debate em torno de questões relacionadas com a Cidadania Europeia.

Os alunos destes países escreveram poesias, pequenos contos, elaboraram pesquisas sociológicas e tiraram fotografias subordinadas ao tema “ Música e Poesia: Alimento para a alma”.

Ao prémio concorreram alunas do Curso Profissional de Técnico de Comunicação Marketing Relações Públicas e Publicidade do 12.º Ano (turma L) e das turmas F e G do 11.º Ano do Curso de Línguas e Humanidades.

As alunas foram galardoados com 6 prémios nas categorias de poesia, fotografia, conto e pesquisa sociológica. A aluna Patrícia Dias do 11.ºG recebeu o 3.º lugar na categoria de fotografia.

Durante o encontro, os alunos e professores integraram equipas de trabalho, participaram em palestras em Escolas, e outras Instituições italianas, e debateram a importância da Música e da Poesia no contexto da formação integral dos jovens e no âmbito da Cidadania Europeia.

O tema não podia ser mais atual e este encontro de jovens, de diferentes países europeus, permitiu trocar ideias e consciencializar para a importância do exercício duma cidadania europeia responsável e consciente.