ESAC – Escola Secundária Augusto Cabrita
Dezembro 10, 2022 2022-12-10 15:02ESAC – Escola Secundária Augusto Cabrita
Ano Letivo 2022-2023
Escola Secundária Augusto Cabrita
N.º de Alunos inscritos
10º Ano
11º Ano
12º Ano
Sobre a escola
A Escola Secundária Augusto Cabrita fica situada na Rua Maria Lamas na União de freguesias Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, no Barreiro. Foi inaugurada a 23 de novembro de 1987. Era conhecida como a Escola cor-de-rosa, por contraste com a contígua Escola Básica 2,3 Padre Abílio Mendes, de cor azul.
A 28 de maio de 1999 é oficializada a mudança de nome para Escola Secundária Augusto Cabrita em homenagem ao grande mestre Augusto Cabrita.
Com com uma população de 360 alunos e 60 professores. Dada a sua proximidade e acessibilidades outros outros concelhos, a sua área de influência é bastante grande, mas o seu público-alvo é sobretudo para os alunos do concelho do Barreiro.
A construção neste local deveu-se à necessidade de dar resposta ao crescimento populacional registado nessa época.
A Escola mantém a traça original, uma vez, que não chegou a ser intervencionada pelo Parque Escolar,
Em 2013 a escola agregou-se ao agrupamento de escolas Padre Abílio Mendes e passou a ser designado Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita.
Dos pavilhões que compõem a escola cinco destinam-se a salas de aula, um à prática desportiva (Pavilhão de Educação Física), outro a Serviços (secretaria, direção do agrupamento, sala de professores, posto, biblioteca).
Existem ainda gabinetes de apoio CAA, SPO, vários gabinetes de trabalho, um refeitório, dois bares.
No exterior, há um campo de jogos e um parque de estacionamento. A escola é dotada de boas e suficientes instalações sanitárias, o espaço exterior é amplo e os pavilhões comunicam entre si por corredores cobertos.
Oferta Formativa | Escola Secundária Augusto Cabrita
“A escola deve ser um local onde se vive e se aprende a sonhar o futuro”
A nossa escola privilegia o respeito pelo outro e pela amizade, promovendo a alegria na aprendizagem, num ambiente seguro.
A tarefa atual da escola é conseguir reconhecer as diferenças ao nível dos ritmos de aprendizagem, de interesses e de capacidades, reconhecer a pluralidade dos seus alunos, encontrar estratégias de adaptação e desenvolvimento que a todos respeite e a todos inclua.
Como professores é nosso desejo descobrir e proporcionar aos nossos alunos novas formas de aprender, de experimentar, de envolver teoria e prática, de contribuir para a formação equilibrada das nossas crianças.