Dia do Autor Português
Dia do Autor Português
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AUGUSTO CABRITA
No dia 22 de maio, o grupo de Português dinamizou a comemoração do Dia do Autor Português, na Escola Secundária Augusto Cabrita.
Para este dia, os alunos elaboram trabalhos físicos e digitais sobre autores portugueses, que estiveram em exposição na sala B3. Estes trabalhos foram inspirados em obras que os alunos leram para o seu Projeto de Leitura e que estudaram na disciplina de Português.
Este ano, contámos também com a presença do autor Bruno Courinha, que publicou, em outubro de 2022, o seu primeiro romance, Claramente. Nestas sessões com o autor, foram abordados temas como a importância da leitura, a inspiração para a criação literária e como se processa a publicação de um livro. Foi uma atividade muito bem recebida pelos alunos como comprovam as suas opiniões.
Gostei porque eu sempre disse que quando fosse mais velha escreveria um livro mas nunca soube como começar. Foi bom saber sobre quanto tempo ele demorou a escrever, como fez um curso, como ele decidiu que queria escrever, etc. Foi muito útil.
Comunicou bem connosco, mostrou o seu apego à literatura e soube explicar bem a história da criação do livro e da sua vida. Não é uma pessoa aborrecida de ouvir. É divertido e brincalhão. Gostei bastante do autor e do livro, que parece ser mesmo interessante.
Achei que a apresentação sobre a “vida de um autor”, por assim dizer, foi bastante interessante, pois permitiu-nos ver o grande esforço que é necessário realizar-se para fazer um livro, para criar toda uma história e todo um desenvolvimento dos personagens e ambientes.
Gostei muito do encontro com o autor. É uma pessoa bastante versátil porque apesar de a sua profissão estar ligada à informática isso não o impede de seguir sonhos!
Além de ser um bom comunicador, usou uma linguagem bastante compreensível, provocando interesse por parte dos alunos, sem dúvida!
Tenho a certeza de que este autor vai conquistar um grande sucesso, bastou ver pela maneira como falou connosco sobre a sua área, ou seja, mostrou-se orgulhoso, tem gosto no que faz e ao mesmo tempo influencia-nos a fazermos o que nós mais gostamos.