Erasmus+
Outubro 12, 2022 2024-12-11 21:10Erasmus+
Clubes&Projetos
Erasmus+
Erasmus +
O Clube Erasmus/Escola do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita tem como principal objetivo o conhecimento da Europa através da implementação de projetos do Programa Erasmus+ da União Europeia (UE).
O responsável pedagógico ou coordenador geral é o professor nomeado pela Diretora, que desenvolve os contactos com os parceiros de todos os projetos Erasmus+ KA2, participa na execução desses projetos e figura na candidatura como a pessoa de contacto.
Coordenação dos projetos:
Responsável Legal
Manuela Lopes
O responsável legal é a Diretora do AEAC, que assina as candidaturas dos projetos como representante da instituição e todos os documentos inerentes a cada projeto Erasmus +.
Coordenador Geral
Manuel Russo
O responsável pedagógico ou coordenador geral é o professor nomeado pela Diretora, que desenvolve os contactos com os parceiros de todos os projetos Erasmus +, participa na execução dos projetos e figura na candidatura como pessoa de contacto.
Cada projeto Erasmus+ do AEAC procura levar os alunos envolvidos a desenvolver competências:
- de autonomia;
- de diálogo;
- de troca de informações;
- de capacidade de resolução de problemas;
- de espírito de cooperação e de entreajuda;
- de intervenção na comunidade interna, externa e internacional;
- sociais, culturais, linguísticas e interculturais;
- motivacionais.
Estas competências são estimuladas e ativadas durante a participação dos alunos em workshops semanais/mensais (organização e desenvolvimento de atividades) ou em grupos de trabalho com os professores do Clube Erasmus.
Cada workshop (ou grupo de trabalho) analisa, cria e desenvolve todas as atividades e tarefas necessárias para cada projeto Erasmus+, em função das orientações do país que coordena esse projeto.
Os projetos são direcionados a alunos e professores de 3ºciclo e do Ensino Secundário (Regular e Profissional).
Aos alunos são ainda aplicados os seguintes critérios de seleção:
- objetivos do projeto;
- planificação e organização do projeto;
- recursos necessários ao projeto;
- parecer do Conselho de Turma;
- formas de desenvolvimento do projeto;
- domínio escrito ou oral do idioma de trabalho (preferencial), sendo que os alunos poderão não ser fluentes ou proficientes ou alunos de excelência;
- aspeto visual geral preconizado pelo projeto e grau de inovação e criatividade.
Participação ativa dos alunos nos projetos Erasmus+:
1 – Uma vez selecionados, os alunos devem participar ativamente nos workshops/grupos de trabalho semanais/mensais para os projetos em curso.
2 – Os alunos não poderão participar em atividades internacionais (mobilidades) em dois anos letivos consecutivos, exceto se houver número insuficiente de alunos selecionados, para garantir a rotatividade de todos os alunos.
3 – As deslocações ao estrangeiro de alunos participantes nos projetos Erasmus+ têm ainda em conta os seguintes critérios:
- autorização do respetivo encarregado de educação/tutor;
- assiduidade nos workshops;
- proatividade e comportamento;
- regularidade e qualidade do trabalho desenvolvido nos workshops Erasmus+ ao longo do ano letivo;
- disponibilidade para trabalhar em grupo (dentro e fora de cada workshop), antes, durante e após cada mobilidade (deslocação ao estrangeiro) ou cada atividade internacional desenvolvida na respetiva escola ou agrupamento (meeting).
Direitos e obrigações do aluno
1 – O aluno tem o direito de participar nas atividades sem qualquer encargo financeiro.
2 – O aluno é obrigado a participar nas atividades do projeto em que se inscreva.
3 – O aluno é obrigado a preencher questionários prévios, a marcar a sua presença em todas as sessões semanais/mensais em documento próprio, e a preencher questionários ou formulários de avaliação desenvolvidos pela equipa do projeto, para efeitos de aferição e monitorização dos trabalhos.
4- Além da monitorização interna referida no ponto anterior, os alunos estão obrigados ao preenchimento de todos os instrumentos de aferição e feedback internacionais solicitados pelos coordenadores gerais de cada projeto
A equipa de trabalho é formada por todos os docentes convidados a participar no Clube Erasmus para desenvolver todas as atividades necessárias às parcerias de cada projeto Erasmus+, e que aceitem explicitamente essa colaboração, em função das linhas orientadoras dos referidos projetos. Cada professor participante no Erasmus é convidado pelo coordenador geral mediante consulta à Direção.
A equipa de trabalho reúne semanalmente/mensalmente ou quando necessário, com o coordenador geral dos projetos, através de workshops/grupos de trabalho, onde são desenvolvidas todas as atividades inerentes aos projetos com os alunos envolvidos. A equipa de trabalho é flexível e multifuncional, não limitando a sua intervenção a workshops ou grupos de trabalho e podendo também organizar-se de outras formas, desde que com o aval do coordenador pedagógico ou por solicitação do mesmo, e em consonância com o(s) projeto(s) Erasmus+ em curso.
A equipa de trabalho é responsável:
a) pela divulgação dos projetos em curso, tal como preconizado pelos próprios projetos;
b) pela produção de artefatos e conteúdos com os alunos do Clube Erasmus;
c) pelas traduções dos respetivos conteúdos;
d) pelo site (internacional) de cada projeto;
e) pelo aspeto visual dos trabalhos a desenvolver e a apresentar em cada mobilidade e/ou meeting;
f) e por tudo o que corresponde à disseminação de cada projeto nas plataformas e formatos solicitados pelo país coordenador de cada projeto Erasmus+.
Erasmus+ "D'ARTIDE - Dynamic Artistic and Digital Inclusion Education"
12 Janeiro de 2023 | Categorias: Robótica | Ensino: Secundário
The D’ARTIDE project seeks to enhance educational inclusivity and innovation by integrating digital literacy with creative arts in the curriculum.
Targeted at educators and students aged 12-16 across Europe, the project will develop digital tools, establish an innovative curriculum, and foster cultural appreciation through artistic engagement. Key activities include the creation of an inclusive curriculum combining digital skills and the arts, facilitation of artistic workshops and digital performances, production of educational resources, and delivery of teacher training on digital methodologies.
Methodologically, the project emphasizes experiential learning and cross-cultural collaboration, designed to enrich students’ digital and creative competencies while supporting inclusive educational practices.
The project anticipates outcomes such as increased digital literacy, enhanced creative and critical thinking abilities, and improved pedagogical strategies that prioritize inclusivity. In the long term, D’ARTIDE aims to contribute to a transformative educational model that fosters adaptability, creativity, and cultural awareness in the next generation, ultimately strengthening community cohesion and establishing a foundation for lifelong learning.
- Facebook :
- WebSite: D'ARTIDE
Coordenação Portugal : Manuel Russo
Equipa:
- Coordinator: Alviksskolan (Sweden)
- Oloklirosi (Greece).
- Memento Mortis (Greece).
- The Hub Nicosia (Cyprus).
- SCOALA GIMNAZIALA HOREA (Romania).
- Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita (Portugal).
- LICEO “DON QUIRICO PUNZI” (Italy).
Erasmus+ "Educational Robotic and Programming and Learning Scenarios"
12 Janeiro de 2023 | Categorias: Robótica | Ensino: Secundário
his project aims to promote the application of educational robotics and programming, with support for learning scenarios in the classrooms. The focus will be on exploring 3D modeling and printing technologies, using microcontrollers and sensors as well as exploring immersive virtual reality environments. It is not intended to have a sectorial approach, but rather a broad approach that can be applied to all subjects corresponding to students secondary education.
- Facebook :
- WebSite: ERPLS - Website
Coordenação : Manuel Russo
Equipa: ANPRI, Sucessos, Escola Secundária da Turquia e Itália
Erasmus + "Creating a School Environment for Active Participation"
10 Outubro de 2022 | Categorias: Línguas estrangeiras, História, Português e TIC | Ensino: Secundário
Erasmus + Project. The objective of the project is to develop common educational values through civic involvement and active participation at European level.
Coordenação : Manuel Russo
Docentes: Elina Machado / Ana Bento / Fátima M. Martins / Anabela Soares / Filipe Magno
Erasmus + TOOLS, Traditional Objects in a Learning School.
10 Outubro de 2022 | Categorias: Línguas estrangeiras, História, Português e TIC | Ensino: Secundário
Erasmus + Project. The main objective of the project is to make students aware of the main moments of life (birth, wedding and death) so that they don’t forget the traditional values and habits of their ancestors that define us a nation.
Coordenação : Manuel Russo
Docentes: Elina Machado / Ana Bento / Anabela Soares / Fátima Martins / Fernanda Delgado
Estágios Internacionais --
04 Abril 2022 | Categorias: Robótica, STEM, Ciência | Ensino: Secundário
O Erasmus+ apoia a realização de estágios no estrangeiro por estudantes atualmente matriculados no ensino profissional. Os nossos estudantes puderam beneficiar desta oportunidade em Berlim e Málaga.
Permitiu a todos eles não só melhorar as suas competências linguísticas, interculturais e em matéria de comunicação, mas também adquirir competências transversais altamente valorizadas pelos empregadores e reforçar o seu espírito empreendedor.
- Facebook :
- WebSite: Estágios Intenacionais
Coordenação : Manuel Russo
Docentes:
The DA VINCI CODE Erasmus +
04 Abril 2022 | Categorias: Robótica, STEM, Ciência | Ensino: Secundário
Erasmus+ Project. The main objectives of the project are to create new innovative approach methods by developing interdisciplinary lessons for key competence and STEM project based learning.
Coordenação : Manuel Russo
Docentes: Mário Afonso | Anabela Armando | Maria Robalo | Nuno Gonçalves